2018 - Projeto Rios Limpos

Projeto Rios Limpos
Projeto Rios Limpos
Ir para o conteúdo

2018

Registros
28/7/2018 - Resultado limpeza 98 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Fazer é preciso, mas correr risco pessoal é desnecessário. Assim, deve se chegar na 100ª limpeza e tirar uma pausa para reflexão. Quando se faz algo de bom para uma sociedade com mais de 80 mil pessoas e sem retorno é sinal de que só achar bom não basta. As limpezas não terão mais data divulgada, só registro para histórico depois que aconteceram. Quem quiser participar poderá sempre perguntar como fazer. Curtir e compartilhar informação não tiram e nem diminuem o lixo no rio.
21/7/2018 - Resultado limpeza 97 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Sempre lixo porque muitas pessoas são inconscientes, anestesiadas, e o pior é que não adianta falar para elas.
Surpresas como desta pedra no alto, deve ter parado lá na última enchente.
Pode parecer engraçado, sou muito tímido e fico sem graça com uma pergunta. Vou pedir para não perguntarem mais porque não tenho a resposta.
Hoje o colchão de molas ensacadas saiu do rio. Mesmo fazendo alavancas para fazer menos esforço já recebi bronca. Entendo, mas é preciso ser feito.
14/7/2018 - Resultado limpeza 96 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

O colchão com molas ensacadas ficou lá, todas as estratégias possíveis não funcionaram. Ouço que somos evoluídos, reconhecem bons exemplos e continua chegando lixo no rio. Deveria até parar porque faz mal para a saúde teimar recolher o lixo que é invisível para a grande maioria, maioria que joga o lixo por aí. Afinal, depois que jogou e não foi visto deixou de ter qualquer relação. E assim, seguem sem se importar de viver na lixeira.

Obs.: um comentário que saiu depois na rede social do Facebook: "...espero que compreenda meu desabafo. Nós que sabemos do problema, eu me incluo por primeiro, não somos sérios. Continuo fazendo a limpeza porque ainda não encontrei como convencer outros de que precisamos ser sérios e mudar com ações para valer. Existe muito discurso vazio, elogio que não serve para nada e distanciamento dos problemas como se fossem sempre dos outros. Para mim o problema do lixo é meu e só mudará quando cada um entender isto e disser o mesmo, o problema do lixo é meu."

7/7/2018 - Resultado limpeza 95 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.
Resultado da limpeza 100 - 5.
Hoje tinha uma centrífuga e continuo sem compreender quando definem a temática de um evento como sendo a sustentabilidade. E um pouco mais difícil ainda quando esta começa pela questão econômica, depois a social e por último a ambiental.
Toda limpeza é uma comprovação de que somos insustentáveis. Bebemos da água do Rio Marrecas e damos lixo em troca. A Educação Ambiental precisa ser contínua, com ações permanentes, discursos temos de sobra.
23/6/2018 - Resultado limpeza 94 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Duas viagens de carrinho e muito lixo pela frente. A comprovação da falta de educação e de um modelo baseado na produção de lixo.
9/6/2018 - Resultado limpeza 93 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Nada melhor que o som das águas do Rio Marrecas, ao vivo, numa tarde outonal.
5/5/2018 - Resultado limpeza 92 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Depois que acostuma não tem como parar, é um vício.
28/4/2018 - Resultado limpeza 91 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

E mais uma limpeza hoje.
21/4/2018 - Resultado limpeza 90 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

A natureza coopera para não desistir.
O contraste do nosso lixo com as belezas naturais. Só vivenciando para aprender. Todo o restante é conversa que gasta o bem mais precioso que temos e não melhora em nada minha vida, sua vida, a vida de todos.
14/4/2018 - Resultado limpeza 89 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Companhia para incentivar a limpeza do Rio Marrecas, hoje, no Parque Ambiental Irmão Cirilo.

7/4/2018 - Resultado limpeza 88 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Sem comentários, as imagens bastam.
24/3/2018 - Resultado limpeza 87 do Rio Marrecas no PA Irmão Cirilo.

Um sábado nublado e com muita movimentação de pessoas com facões e enxadas. Como o nível do rio está alto foi feita a limpeza de mata ciliar entre o pinheiro maior da curva e próximo da prainha. Tem muito lixo. O lixo do sábado passado e deste foram levados até o barracão. Tem acontecido de ser espalhado se for deixado em sacos próximo da trilha.
17/3/2018 - Resultado limpeza 86 do Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo.

No dia 8/3/2015 um começo tímido e agora já são três anos de teimosia. Pessoas já vieram ajudar, outros horários foram propostos e a maior parte é solitária mesmo. Sem nenhum ressentimento, o lixo não tem partido mas é gerado por parte da nossa gente. Olhando a jusante hoje é para os fortes manter limpo este trecho do parque. Parece como se estivesse voltando lá em 2015. Lembrando Charles Bukowski, "se você vai tentar, vá até o fim, caso contrário nem comece". Neste caso da limpeza, o fim coincidirá com o fim das forças para manter a teimosia. Enquanto ele não vem segue-se em frente e sábado que vem tem mais.
3/3/2018 - Limpeza 85 Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo.
Limpeza do Rio Marrecas e uma dúvida.
Porque a margem do outro o outro lado do rio está roçada e limpa?

17/2/2018 - Limpeza 84 Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo.

3/2/2018 - Limpeza 83 Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo.

Sempre com novidades.
Voltar para o conteúdo